Classifique os termos destacados como PREDICATIVO DO SUJEITO ou PREDICATIVO DO OBJETO.
O1. O menino estava ansioso.
O2. Os alunos são inteligentes.
O3. A bandeira é o símbolo da pátria.
04. Os verdadeiros líderes são raros.
05. O trem chegou atrasado.
06. E até embriagado o vi muitas vezes. (= Vi Paulo embriagado)
07. Eles devem ser irmãos.
08. Meu tio anda (está) sempre doente.
09. Aquele homem é um guarda-noturno.
10. O cosmonauta foi aclamado herói.
11. Estavam roxos os olhos da criança (Os olhos da criança
estavam...).
12. A atriz permaneceu sentada e parecia abatida.
13. O dono da loja nomeou a funcionária gerente.
14. O povo elegeu-o deputado. (= O povo elegeu Marcos...)
15. O gato de porcelana virou um monte de caco.
16. Os alunos deixaram o colégio desconfiados.
17. A vida é um eterno recomeçar.
18. Marta entrou séria.
19. O soldado foi julgado incapaz.
20. A falta de perspectivas deixa o povo desesperado.
21. Marciano marchava tenso.
22. Os indicadores da pesquisa não são animadores. (PS)
23. A Ministra considerou a inflação baixa.
24. São horríveis essas coisas (= Essas coisas são horríveis).
25. O atleta virou herói nacional.
26. Quem são esses homens? (= Esses homens são quem?)
27. Consideram o salário irrisório.
28. Ando (estou) desconfiado, esse homem parece um espião.
29. Os policiais pediam calma absoluta.
30. O crepúsculo vai ficando mais pálido.
31. Consideram-no (no = você) um sonhador.
32. José chegou cansado.
33. Sílvio e Gabriela passeiam felizes.
34. Fumar é um vício.
35. Joana comprou flores perfumadas.
36. Os alunos sairam da prova confiantes.
37. Considero o projeto exposto inexecutável.
38. As águas podiam estar poluídas.
39. Os adultos consideram as crianças sapecas.
40. Elegeram Marcos representante da classe.
41. O empresário nomeou o irmão gerente.
42. Os alunos estudaram atentos para o concurso.
GABARITO
GABARITO
O1. O menino estava ansioso. (PS)
O2. Os alunos são inteligentes. (PS)
O3. A bandeira é o símbolo da pátria. (PS)
04. Os verdadeiros líderes são raros. (PS)
05. O trem chegou atrasado. (PS)
06. E até embriagado o vi muitas vezes. (= Vi Paulo embriagado) (PO)
07. Eles devem ser irmãos. (PS)
08. Meu tio anda (está) sempre doente. (PS)
09. Aquele homem é um guarda-noturno. (PS)
10. O cosmonauta foi aclamado herói. (PS)
11. Estavam roxos os olhos da criança (Os olhos da criança
estavam...). (PS)
12. A atriz permaneceu sentada (PS) e parecia abatida (PS).
13. O dono da loja nomeou a funcionária gerente. (PO)
14. O povo elegeu-o deputado. (= O povo elegeu Marcos...) (PO)
15. O gato de porcelana virou um monte de caco. (PS)
16. Os alunos deixaram o colégio desconfiados. (PS)
17. A vida é um eterno recomeçar. (PS)
18. Marta entrou séria. (PS)
19. O soldado foi julgado incapaz. (PS)
20. A falta de perspectivas deixa o povo desesperado. (PO)
21. Marciano marchava tenso. (PS)
22. Os indicadores da pesquisa não são animadores. (PS)
23. A Ministra considerou a inflação baixa. (PO)
24. São horríveis essas coisas (= Essas coisas são horríveis). (PS)
25. O atleta virou herói nacional. (PS – Mudança de estado)
26. Quem são esses homens? (= Esses homens são quem?) (PS)
27. Consideram o salário irrisório. (PO)
28. Ando (estou) desconfiado, esse homem parece um espião. (PS)
29. Os policiais pediam calma absoluta. (PS)
30. O crepúsculo vai ficando mais pálido. (PS)
31. Consideram-no (no = você) um sonhador. (PO)
32. José chegou cansado. (PS)
33. Sílvio e Gabriela passeiam felizes. (PS)
34. Fumar é um vício. (PS)
35. Joana comprou flores perfumadas. (PO)
36. Os alunos sairam da prova confiantes. (PS)
37. Considero o projeto exposto inexecutável. (PO)
38. As águas podiam estar poluídas. (PS)
39. Os adultos consideram as crianças sapecas. (PO)
40. Elegeram Marcos representante da classe. (PO)
41. O empresário nomeou o irmão gerente. (PO)
42. Os alunos estudaram atentos para o concurso. (PS)
Leia o texto e responda as próximas 10 questões:
ALÉM DA DOSE
Quinta-feira, Novembro 24, 2011
A proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é uma daquelas leis que jamais foram cumpridas com rigor no Brasil. Uma pesquisa recente encomendada pelo governo do Estado de São Paulo mostrou que um em cada cinco adolescentes entre 12 e 17 anos bebe regularmente, e quatro em cada dez conseguem comprar álcool sem restrições. Diante desse quadro, é salutar a nova lei estadual que busca endurecer as regras contra o consumo de álcool por adolescentes.
Em vigor desde o fim de semana passado, a legislação impõe multas de R$ 1.745 a R$ 87.250 a estabelecimentos que vendam bebida alcoólica a menores de idade. Assim como ocorreu com a bem-sucedida lei antifumo, a expectativa de punição deve reforçar os controles de bares e supermercados e tornar mais difícil o acesso de adolescentes ao álcool.
Idealizada segundo as regras da "tolerância zero", a nova Lei antiálcool erra, porém, ao transferir para os estabelecimentos comerciais a total responsabilidade pelo consumo de bebida por menores, mesmo em situações que não estão sob seu controle.
O ponto mais contestável é o enquadramento do comerciante ainda que a bebida seja comprada legalmente por um maior e repassada a um menor. Não é razoável imaginar que os bares tenham bedéis para verificar e proibir, por exemplo, um pai de oferecer um copo de cerveja a seu filho. A pena, se coubesse, deveria recair sobre o adulto irresponsável, não sobre o comerciante.
O Sindicato de Bares e Restaurantes também reclama, com razão, da multa a quem vender bebida para jovem com documento de identidade falsificado. A não ser que se trate de uma montagem grosseira, é exigir demais que os vendedores se transformem em peritos a detectar fraudes em carteiras.
O terceiro aspecto sob contestação, a obrigatoriedade de geladeiras separadas para bebidas alcoólicas e outras, também é controverso. Além de gerar custo extra para os comerciantes - que pode ser expressivo em alguns casos -, sua utilidade é duvidosa.
A nova lei acerta ao reforçar restrições e impor multas mais pesadas, mas exagera na dose nos pontos acima mencionados - que deveriam ser revistos.
Disponível em: https://educablogport.blogspot.com.br
1ª) Na introdução, já se presume o assunto do texto. Escreva-o abaixo.
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2ª) Para escrever um EDITORIAL o autor precisa
(A) criar fatos e personagens conforme sua imaginação.
(B) utilizar-se de um assunto pouco conhecido pelos leitores.
(C) falar sobre uma realidade polêmica.
(D) ser complexo e utilizar um vocabulário acima do padrão.
3ª) O texto apresenta características, principalmente
(A) narrativas.
(B) argumentativas.
(C) descritivas.
(D) instrucionais.
Localize no texto o que se pede abaixo:
4ª) Uma opinião:
Diante desse quadro, é salutar a nova lei estadual que busca endurecer as regras contra o consumo de álcool por adolescentes.
Diante desse quadro, é salutar a nova lei estadual que busca endurecer as regras contra o consumo de álcool por adolescentes.
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5ª) Um fato:
Uma pesquisa recente encomendada pelo governo do Estado de São Paulo mostrou que um em cada cinco adolescentes entre 12 e 17 anos bebe regularmente, e quatro em cada dez conseguem comprar álcool sem restrições.
Uma pesquisa recente encomendada pelo governo do Estado de São Paulo mostrou que um em cada cinco adolescentes entre 12 e 17 anos bebe regularmente, e quatro em cada dez conseguem comprar álcool sem restrições.
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6ª) O texto foi escrito utilizando-se de uma linguagem
(A) popular, sem observar a regras gramaticais.
(B) padrão, com regras linguísticas definidas.
(C) com gírias, pois está endereçado a um público alvo: adolescentes.
(D) regional, especificando, principalmente, um dialeto.
7ª) No trecho “... e quatro em cada dez conseguem comprar álcool sem restrições” (parag. 1), a palavra destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido do texto, por
(A) limitações.
(B) medo.
(C) punições.
(D) regulamentos.
8ª) No trecho “O ponto mais contestável é o enquadramento do comerciante ainda que a bebida seja comprada legalmente...” (parag. 4), a expressão destacada pode ser substituída, sem alteração do sentido do texto, por
(A) à medida que
(B) mesmo que
(C) para que
(D) já que
9ª) Em “A nova lei acerta ao reforçar restrições e impor multas mais pesadas, mas exagera na dose...” (parag. 7), a palavra destacada exprime ideia de
(A) causa
(B) consequência
(C) adversidade
(D) adição
10ª) No trecho, “Diante desse quadro, é salutar a nova lei estadual que busca endurecer as regras contra o consumo de álcool por adolescentes” (parag. 1), a palavra destacada foi utilizada em substituição do termo ou expressão
(A) nova lei estadual.
(B) desse quadro.
(C) regras
(D) consumo de álcool.
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